Tal como o jornal O ALMEIRINENSE adiantou em primeira mão, a Sumol-Compal vai entrar em lay-off (40% dos colaboradores, dos quais 21 de Almeirim) depois da empresa anunciar quebras superiores a 90% nas vendas.
A pandemia de Coronavírus/Covid-19 tem afetado de forma muito profunda a economia nacional. As medidas preventivas do Estado de Emergência que promovem o isolamento social, levaram ao encerramento de bares, restaurantes, centros comerciais e cafés. Neste contexto, a atividade da SUMOL+COMPAL tem sido muito afetada com perdas superiores a 90% nas vendas no mercado Horeca. Esta realidade implica uma redução da produção superior a 40%. Face a esta situação, a SUMOL+COMPAL não pode deixar de tomar um conjunto de medidas fundamentais para assegurar a sustentabilidade económico-financeira e a manutenção de postos de trabalho.
“Neste contexto, a empresa vê-se obrigada a colocar cerca de 40% dos colaboradores em lay-off simplificado, nos termos do Decreto-Lei nº10-G/2020, a partir de 2ª feira, 20 de abril de 2020, por um período de 30 dias. O lay-off parcial prevê que uma parte dos colaboradores esteja em regime de suspensão temporária do contrato de trabalho e outra parte entrará no regime de redução temporária do período normal de trabalho”, diz a empresa em comunicado.
A SUMOL+COMPAL vai ainda assumir uma posição de proteção adicional do rendimento dos colaboradores impactados pelo lay-off com um complemento de salário, garantindo que não haverá redução da remuneração fixa para os colaboradores com salários mais baixos e assegurando que essa redução será no máximo de 20% para os colaboradores com remunerações mais elevadas.
“Os restantes colaboradores vão manter o regime normal de trabalho e a remuneração, exceto os Administradores e Diretores que acordaram uma redução significativa na remuneração, durante o período de lay-off parcial. O Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL tem consciência que estas são medidas bastante”, conclui a nota.
Últimas:
ULS Lezíria acolhe 3.ª Assembleia de Gestores do SNS
Desporto: Altíssimo nível
“A melodia, o ritmo e a palavra sempre fizeram parte de mim”
RUTIS reúne seniores de todo o país para celebrar duas décadas de aprendizagem e convívio
NERSANT volta a integrar a Rede Nacional de Incubadoras
Cultura: Muito por onde escolher…
PARA HOJE / 16.OUT
Bilhetes esgotados para a Gala Musical Solidária “Outubro Rosa… Músicas que Inspiram” em Almeirim
Coruche leva sabor e tradição ao 44.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém
Associativismo e Voluntariado: “Novos e velhos” em votação
Quinta da Alorna integra delegação europeia do setor agroalimentar em missão ao Brasil
Ajuda de Mãe inaugura novo espaço em Santarém e assinala 18 anos de presença no distrito
Dupla de Benfica do Ribatejo destaca-se no Trail Abrantes 100
Ambiente: Há bons exemplos… Há boas práticas
Almeirim prepara mais uma edição do tradicional “Passeio de Pasteleiras”
RUTIS celebra 20 anos da Rede de Universidades Seniores com encontro nacional em Almeirim
PARA HOJE / 15.OUT
Autárquicas 2025: Tomadas de posse marcadas
PS retira material de campanha
EconomiaSociedade
Sumol+Compal confirma em comunicado noticia avançada por O Almeirinense
16 de Abril, 202016 de Abril, 2020
