Sumol+Compal confirma em comunicado noticia avançada por O Almeirinense

Tal como o jornal O ALMEIRINENSE adiantou em primeira mão, a Sumol-Compal vai entrar em lay-off (40% dos colaboradores, dos quais 21 de Almeirim) depois da empresa anunciar quebras superiores a 90% nas vendas.

A pandemia de Coronavírus/Covid-19 tem afetado de forma muito profunda a economia nacional. As medidas preventivas do Estado de Emergência que promovem o isolamento social, levaram ao encerramento de bares, restaurantes, centros comerciais e cafés. Neste contexto, a atividade da SUMOL+COMPAL tem sido muito afetada com perdas superiores a 90% nas vendas no mercado Horeca. Esta realidade implica uma redução da produção superior a 40%. Face a esta situação, a SUMOL+COMPAL não pode deixar de tomar um conjunto de medidas fundamentais para assegurar a sustentabilidade económico-financeira e a manutenção de postos de trabalho.

“Neste contexto, a empresa vê-se obrigada a colocar cerca de 40% dos colaboradores em lay-off simplificado, nos termos do Decreto-Lei nº10-G/2020, a partir de 2ª feira, 20 de abril de 2020, por um período de 30 dias. O lay-off parcial prevê que uma parte dos colaboradores esteja em regime de suspensão temporária do contrato de trabalho e outra parte entrará no regime de redução temporária do período normal de trabalho”, diz a empresa em comunicado.

A SUMOL+COMPAL vai ainda assumir uma posição de proteção adicional do rendimento dos colaboradores impactados pelo lay-off com um complemento de salário, garantindo que não haverá redução da remuneração fixa para os colaboradores com salários mais baixos e assegurando que essa redução será no máximo de 20% para os colaboradores com remunerações mais elevadas.

“Os restantes colaboradores vão manter o regime normal de trabalho e a remuneração, exceto os Administradores e Diretores que acordaram uma redução significativa na remuneração, durante o período de lay-off parcial. O Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL tem consciência que estas são medidas bastante”, conclui a nota.