Democracia

Portugal vive atualmente um regime democrático que teve início com a Revolução de 25 de Abril de 1974, a qual pôs termo ao regime autoritário, fascista e ditatorial do Estado Novo. Desde então, passámos todos a ter uma capacidade eleitoral ativa, ou seja, o direito de votar, independentemente do género (antes as mulheres não podiam votar livremente), do nível de instrução ou da capacidade económica.

Na sequência do chumbo do Orçamento de Estado apresentado pelo Partido Socialista, vivemos nos últimos meses um momento marcante e inesperado para a nossa democracia – a Assembleia da República foi dissolvida e foram convocadas eleições legislativas antecipadas para o dia 30 de janeiro de 2022. Apesar das vicissitudes inerentes à realização de uma campanha eleitoral em pandemia, foram feitas as diligências necessárias e tomados todos os cuidados para que esta decorresse sem grandes sobressaltos, mantendo sempre a firme convicção da sua importância e necessidade. Todas as campanhas eleitorais são diferentes e as novas tecnologias vieram dar-lhes um novo ênfase com a utilização das redes sociais, que se revelaram de extrema importância.

Mas, tal como noutros concelhos a nível nacional, em Almeirim foi mantida a tradição do Partido Socialista e foi também feita uma campanha de proximidade, de porta a porta, de contacto pessoa a pessoa! No momento em que escrevo este artigo, a campanha eleitoral já terminou e só me resta ter esperança que as mulheres e os homens do nosso país tenham exercido o seu direito de voto e feito ouvir a sua voz! E porque honramos a democracia, aqui estamos para respeitar a sua decisão!