Foi organizada uma homenagem, na Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval, na manhã de 21 de março, ao poeta Almeirinense Francisco Henriques.
Na homenagem, os responsáveis pela Biblioteca, juntamente com o Presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, procederam à abertura do fundo documental do Poeta Francisco Henriques.
A abertura deste fundo foi possibilitada pela família do Poeta, que fez questão de doar uma parte significativa do espólio à Biblioteca Municipal.
Segundo a Câmara, esta homenagem é feita “a uma referência na cultura do nosso concelho” que, “se tivesse vivido noutros tempos, com outras oportunidades, seria uma referência maior do nosso país”.
Na homenagem, o presidente da Câmara de Almeirim referiu que este espaço foi concebido para promover e estudar a obra de Francisco Henriques e divulgá-la junto da comunidade almeirinense.
Numa breve conversa com o nosso jornal, o filho do poeta, José Henriques, espera que o Pai possa ser recordado como uma pessoa “boa e simples” que ao longo da sua vida “manteve uma relação muito próxima com a cidade de Almeirim”.
O filho revela que o espaço dedicado à obra de Francisco Henriques vai ser ampliado com o restante espólio, constituído por milhares de livros.
No decorrer do evento, foram declamados vários poemas para celebrar a obra, a vida e as várias facetas poéticas de Francisco Henriques.