Atração de jovens em Almeirim

De acordo com os censos de 2021, por cada 100 habitantes, em Almeirim, há 13 jovens, com menos de 15 anos, 61 adultos e 26 idosos, ou seja, existem 194 idosos por cada 100 jovens, o que representa um aumento de 55 idosos quando comparado com 2001. Apesar, de Almeirim apresentar um saldo migratório positivo de 22 indivíduos, o panorama demográfico permanece crítico.

Para o efeito, tendo por base os dados apresentados, seria necessário desenvolver políticas de investimento atrativas de forma a fixar e atrair mais jovens ao concelho, fazendo face ao envelhecimento da população e permitindo o desenvolvimento local, no reforço da competitividade, do emprego e da coesão social.

Um exemplo a reter é o investimento da Mercadona no nosso concelho, num total de cerca de 180 milhões de euros, que está previsto criar 700 postos de trabalho. Este investimento privado proporcionará aos jovens novas oportunidades de realização profissional e pessoal, sem terem que se deslocar para outros lugares em busca de um emprego melhor, rendimentos superiores ou acessos a outros serviços.

Artigo de Inês do Peso Catalão, JS Almeirim