Desde abril de 2020 que os familiares dos doentes submetidos a cirurgia programada no Hospital Distrital de Santarém (HDS) são contactados via telefone pelos enfermeiros da Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos (UCPA) no pós-operatório imediato, transmitindo informação sobre a intervenção.
Após a cirurgia, é realizado um contacto em pós-operatório, salvo exceções em que o doente permaneça por uma maior período de tempo da UCPA. Antes do procedimento, é confirmado com o doente o familiar/pessoa significativa a contactar, dando esta o seu consentimento expresso.
De acordo com Ana Lúcia Gonçalves, enfermeira gestora do bloco operatório do HDS, o objetivo é “promover a humanização dos cuidados de enfermagem ao doente cirúrgico e família/ pessoa significativa em contexto perioperatório”.
Segundo a enfermeira gestora do bloco operatório, o projeto surgiu a partir de uma necessidade que foi intensificada com a pandemia, da existência de uma comunicação com a família do doente cirúrgico.
Relativamente às vantagens do procedimento, Ana Lúcia Gonçalves realça que a comunicação com os familiares traz benefício para os doentes e familiares, pois permite “diminuir a ansiedade da família e aumentar a satisfação dos familiares dos doentes operados e dos próprios doentes”, na medida em que que o envolvimento da família nos cuidados aumenta a colaboração do doente.
No futuro, o objetivo é alargar este projeto aos doentes submetidos a cirurgia urgente.