Queda de pelo nos animais domésticos

Para minimizar a queda de pelo, além de boa nutrição e cuidados com a saúde, banhos e escovagens corretas são a resposta para o problema.

É recomendado aumentar a frequência da escovagem do pelo para remover os pelos que já caíram, mas se encontram ainda presos ao corpo do animal. Outra dica é massajar a pele para estimular a circulação e remover sujidades e descamações. Durante a escovagem, os pelos ficam presos na escova facilitando a eliminação e diminuindo a queda durante o resto do dia. Esse tipo de queda de pelo, considerada fisiológica, não causa falhas na pelagem, exposição, nem lesões na pele.

Como saber se a queda de pelo é excessiva?

Se aparecer uma zona de alopecia, pele sem pelos. Os banhos frequentes são imprescindíveis para ajudar na remoção dos pelos mortos e consequentemente diminuir a quantidade de pelos que podem soltar-se. A qualquer sinal de falha de pelo, crostas, coceira, mau cheiro ou oleosidade em excesso, é importante consultar o médico veterinário. Essas alterações podem sinalizar doença de pele, que deve ser investigada e tratada logo no início, para evitar agravamento das lesões.

Rui Fortunato, Médico Veterinário