Sumol+Compal investe três milhões de euros em central fotovoltaica em Almeirim

A Sumol+Compal estima investir 3 milhões de euros numa central fotovoltaica para tornar a sua unidade de produção e distribuição em Almeirim, mais sustentável do ponto de vista energético, com a produção de energia renovável para autoconsumo.

Segundo a empresa, o projeto será realizado em várias fases, devendo atingir a potência instalada de 3MWp.

“Se esta energia fosse produzida através de energias fósseis, seriam emitidas cerca de 984 toneladas de CO2e por ano, o que é equivalente à captação de CO2e por 44.643 árvores. A primeira fase já está concluída e conta com a instalação de 1.850 painéis fotovoltaicos, numa área de 11.000 m², e uma potência instalada de 1MWp.”, descreve a Sumol+Compal.

Esta primeira fase já responde a 15% das necessidades energéticas da fábrica em Almeirim, valor que será incrementado para 25%, com o início da produção de energia da segunda fase do projeto, que deverá estar concluída no início do próximo ano.

A instalação da central fotovoltaica em Almeirim insere-se no âmbito da estratégia de sustentabilidade da Sumol+Compal, que prevê a transformação e diversificação de fontes energéticas, assente nos eixos da diversificação e independência energética, da descarbonização e da melhoria da eficiência dos custos energéticos.

A empresa está também a avaliar a instalação de centrais fotovoltaicas noutras instalações, nomeadamente em Pombal, Vila Flor e no edifício da sede, em Carnaxide.

Esta central fotovoltaica na fábrica de Almeirim abre ainda a oportunidade de, em conjunto com a Câmara Municipal de Almeirim, avaliar formas de disponibilizar os excedentes de produção de energia ao serviço da comunidade.

“Vivemos um importante momento de decisão sobre as nossas opções de transformação tecnológica e energética, para garantir maior racionalização e eficiência, escolher fontes de energia que reduzam a enorme volatilidade dos custos atuais e cumprindo as nossas metas ambientais”, referiu, em comunicado, o administrador da Sumol+Compal, Jaime Alves Cardoso.

Este responsável sublinhou ainda que uma das prioridades do grupo passa por aumentar a capacidade de produção de energias renováveis, pelo que esta central representa “mais um passo rumo à descarbonização” da atividade produtiva da empresa.

A Sumol+Compal conta com quatro unidades de produção em Portugal e uma em Moçambique e exporta para mais de 70 países.