No Domingo 5 de março, realizou-se o funeral de Manuel Barreiras dos Santos. Creio ser importante recordar alguns dos seus feitos. E alguns é o termo apropriado para descrever Manuel Barreiras dos Santos, que era alguém que, estava sempre cheio de energia para alinhar fosse no que fosse desde que fosse pelo bem do Concelho de Almeirim ou da Freguesia de Fazendas de Almeirim ou do seu PSD.
Manuel Barreiras dos Santos era antes de mais um “self-made man” que começou a trabalhar com 10 anos no Grémio da Lavoura em Almeirim como vendedor. Trabalhou também no Banco Lisboa e Açores durante 3 anos e na Sociedade Vinhos Tejo e Sado durante 10 anos. Com 28 anos volta ao Grémio da Lavoura onde fica até aos 65 anos. Em 1975 o Grémio passa a cooperativa – Agralim. É aí que chega a gerente.
Foi fundador do folclore nas Fazendas de Almeirim e do Rancho “Adulto” das Fazendas há mais de 60 anos. Tinha também imensos episódios, muitos com o Padre Rodrigues, sempre em prol da população de Fazendas de Almeirim onde descrevia com tanto orgulho a abertura de novos arruamentos, infraestruturas e até a sua intervenção junto do poder político para que a Freguesia de Fazendas de Almeirim ficasse com a Herdade dos Gagos.
Em 2005 Manuel Barreiras dos Santos foi o candidato do PSD à Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim onde propunha, entre outras, a construção de uma biblioteca pública em Fazendas de Almeirim e o arranjo da estrada municipal 578, que não tinha sinalização horizontal nem iluminação. Igualmente propôs a construção de duas rotundas, uma no centro de Fazendas entre a Rua Padre Eduardo Rodrigues Silva e a Rua Dr. Guilherme Nunes Godinho e outra em Paço dos Negros, junto ao café Falcato. Mesmo não tendo ganho a eleição ganhou algumas das suas obras. Manuel Barreiras dos Santos foi e será uma inspiração. Obrigado por tudo.
João Lopes
PSD Almeirim