Presta Contas

Há anos que estão lotadas as Creches no Concelho sendo já habituais as listas de espera. Para ajudar a resolver o problema, o Município de Almeirim decidiu substituir-se às IPSS e aos privados e fazer uma Creche Municipal, com o custo de 500 mil euros.

Porque é que o Município de Almeirim, em vez de trabalhar com quem está no terreno e sabe gerir, decidiu meter-se em algo que não sabe fazer? Com o dinheiro dos outros tudo é possível! Quando começou a construção da Creche Municipal ainda não havia a medida da “Creche Feliz” que entrou em vigor em setembro de 2022. Mas este equipamento nunca seria abrangido por qualquer comparticipação da Segurança Social porque não tinha os critérios necessários mesmo antes da sua construção.

Agora, temos um equipamento, essencial, como comecei por dizer, que teve um custo de construção de 500 mil euros e vai ter encargos anuais para o Município de 300 a 350 mil euros, gerido por quem não sabe gerir este tipo de equipamentos. Esperemos que a qualidade e custo sejam pelo menos iguais ao das IPSS… Caro Almeirinense, vai ter de pagar 300 a 350 mil euros de impostos para serem gastos nesta Creche quando, se este equipamento fosse de uma IPSS, era a Segurança Social que pagava e não o Orçamento Municipal.

Para um problema real, foi tomada uma má opção. Agora culpa-se a legislação recente. Os custos anuais são tão elevados que era preferível “oferecer” o edifício a uma IPSS que fizesse acordo com a Segurança Social. Poder-se-ia assim prestar, gratuitamente, este serviço tão importante, a estas 60 crianças que iriam usufruir da Creche Feliz por quem sabe desta resposta social e sem encargos para os cofres municipais. Estas 60 crianças têm direito à gratuitidade.

João Lopes
PSD Almeirim