Os 14 escuteiros de Almeirim que estão a participar no 25º World Scout Jamboree, na Coreia do Sul, vão ser transferidos esta terça-feira, 8 de agosto, para a capital do país, Seul, devido à aproximação do tufão Khanun.
Os escuteiros de Almeirim integram a comitiva de mais de 700 portugueses, entre os cerca de 43 mil participantes deste acampamento mundial, que agora será transferido de Buan (na província de Jeolla do Norte), para a capital sul-coreana.
De acordo com um comunicado da Federação Escutista Portuguesa, durante uma reunião responsáveis de todos os contingentes, foi anunciado que, “pela aproximação do tufão Khanun, os organizadores do evento (Governo da Coreia do Sul e Associação dos Escuteiros da Coreia) conjuntamente com a WOSM (Organização Mundial do Movimento Escotista) decidiram alterar o local da atividade para Seul, capital da Coreia do Sul, onde a aventura dos Escuteiros continuará”.
O tufão Khanun, deverá atingir a Coreia do Sul na próxima quinta-feira, 10 de agostoque, recorde-se, causou 14 mortos e 300 mil desalojados nas Filipinas e um morto no Japão. Neste momento, o fenómeno meteorológico está a passar pela China.
O World Scout Jamboree é um dos maiores encontros de escuteiros do mundo e teve início no dia 1 de agosto. O evento conta com 11 dias de aventura, nos quais escuteiros de todo o mundo iram disfrutar de várias atividades.