O Ministro da Educação, João Costa, anunciou que solicitou um parecer ao Conselho das Escolas sobre a questão do uso de telemóveis dentro dos estabelecimentos de ensino.
A decisão foi tomada devido à complexidade do assunto e a necessidade de não tomar medidas precipitadas.
Durante o VIII Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABI 2023, realizado na Maia, no distrito do Porto, João Costa explicou sua abordagem em relação ao tema. “Acho que é um tema complexo e porque é complexo nós precisamos do saber de quem sabe, em particular dos professores e das direções [das escolas] que estão no terreno e, por isso, é que pedi este parecer ao Conselho das Escolas para não decidir por achismo ou de alguma forma intempestiva”, afirmou o ministro.
João Costa ressaltou que não possui uma posição definitiva sobre o assunto, mas expressou o seu apoio à promoção de hábitos saudáveis em vez de proibições, “não sou adepto da proibição, mas mais adepto da promoção de hábitos saudáveis”.
Enquanto o governo pondera a questão, alguns Agrupamentos de Escolas, como os de Almeirim, já decidiram proibir o uso de telemóveis nas escolas do 1.º ciclo no próximo ano letivo, seguindo uma recomendação do Conselho Municipal de Educação. Essas medidas visam incentivar a socialização entre os alunos e prevenir o ciberbullying.
João Costa reconheceu que os telemóveis podem ser bons recursos didáticos, mas expressou preocupação com questões de segurança e ciberbullying, “aquilo que me preocupa, dizendo assim, é quando estou em escolas e vejo às vezes nos intervalos que os alunos não falam uns com os outros, estão todos com os olhos postos no ecrã”.