O Sporting CP de Daniel Bragança está a três vitórias de se sagrar campeão nacional de futebol e o atleta do concelho de Almeirim pode repetir o feito da temporada 2020/2021. A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, na terça-feira, o FC Famalicão por 0-1 no encontro que estava em atraso referente à 20.ª jornada da Liga Portugal.
Com este triunfo os Leões são mais líderes do campeonato e têm, agora, sete pontos de vantagem para o segundo classificado SL Benfica.
Numa noite muito agradável em Famalicão, com estádio cheio e um apoio Sportinguista tremendo, Rúben Amorim promoveu três alterações nos titulares em comparação com a visita ao reduto do Gil Vicente: saíram Eduardo Quaresma, Ricardo Esgaio e Hidemasa Morita e entraram Sebastián Coates, Nuno Santos e Morten Hjulmand.
Começou melhor o Sporting CP, que rapidamente tomou conta da posse de bola e começou a conhecer melhor o meio-campo ofensivo. Aos poucos, os ataques perigosos foram aparecendo, como o cruzamento de Francisco Trincão para Viktor Gyökeres cabecear para fora aos oito minutos.
Pouco depois, grande ocasião para o emblema de Alvalade, com Morten Hjulmand a dar para Daniel Bragança rematar uma ‘bomba’, de longe, à trave. Valeu a incrível defesa do guarda-redes Luiz Júnior, que desviou para o ferro e impediu a inauguração do marcador.
Contudo, não foi preciso esperar muito para o 0-1. Aos 20 minutos, os visitantes recuperaram a bola no meio-campo e, após um belo trabalho colectivo, Francisco Trincão descobriu Pedro Gonçalves na esquerda e este, na hora de finalizar, fê-lo de forma exemplar, apontando o 17.º golo da conta individual na temporada.
A bola no fundo das redes não mudou a toada do encontro, com o Sporting CP a não deixar escapar o domínio. Francisco Trincão atirou por cima aos 28 minutos e, depois, Geny Catamo tentou procurar Ousmane Diomande com um cruzamento muito perigoso, mas o defesa-central não conseguiu o cabeceamento ao segundo poste.
No único remate do FC Famalicão na primeira parte, Chiquinho, de livre directo, falhou o alvo, sendo que Franco Israel parecia ter o lance controlado.
Até ao intervalo, destaque para uma boa jogada Leonina em que Daniel Bragança deu para Viktor Gyökeres, com o sueco a antecipar-se a Luiz Júnior, mas o lance acabou por não ter finalização.
No final da primeira parte, 0-1 para o Sporting CP.
Eduardo Quaresma substituiu o já amarelado Ousmane Diomande ao intervalo e o domínio do Sporting CP foi ainda mais evidente, ainda que as chances perigosas não tenham abundado. Ainda assim, foi sempre a turma de Rúben Amorim a ameaçar mais e Viktor Gyökeres rematou para fora aos 52 minutos, com a bola a desviar ainda num defesa.
Numa das raras investidas minhotas, Mirko Topić atirou de longe para fora, enquanto nas bancadas eram os Sócios e adeptos Leoninos a dar espectáculo de forma incansável. Nuno Santos, de seguida, tentou a sua sorte em duas ocasiões, com a primeira, num remate rasteiro e cruzado, a sair ligeiramente ao lado, sendo que a segunda saiu por cima. Pelo meio, entraram Paulinho, Hidemasa Morita e Ricardo Esgaio para os lugares de Pedro Gonçalves, Daniel Bragança e Geny Catamo.
Aos 73 minutos, o Sporting CP esteve muito perto do segundo quando Francisco Trincão trabalhou muito bem pela direita, driblando sobre vários adversários antes de servir Hidemasa Morita no coração da área. O japonês, à segunda, rematou com a bola, que desviou num jogador do FC Famalicão, a passar muito perto da baliza caseira.
Na área contrária, Jhonder Cádiz tentou surpreender tudo e todos com um remate surpresa que podia ter causado muito perigo, mas não acertou no alvo e, já aos 86 minutos, foi a vez do Sporting CP esgotar as substituições ao trocar Nuno Santos por Iván Fresneda.
Nos minutos finais, o FC Famalicão atacou como nunca havia feito na partida e obrigou o Sporting CP a baixar as linhas, mas não mais criou para além de um livre de Aranda contra a barreira e de um remate muito ao lado de Chiquinho quando estava em boa posição.
Assim, o 0-1 prevaleceu, o Sporting CP aumentou a diferença para o segundo lugar e jogadores e adeptos festejaram a vitória em conjunto em Famalicão.
Os Leões voltam a jogar no domingo, recebendo o Vitória SC no Estádio José Alvalade.