Peixe frito do Rio Zêzere na “Arca do Gosto” do projeto Slowfood

Depois do mel e do queijo fresco de Areias, o peixe frito do Rio Zêzere integra agora a “Arca do Gosto” do projeto Slowfood, cuja missão é promover produtos bons, limpos e justos, ou seja, produtos frescos, locais, produzidos de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e os recursos naturais.

As águas cristalinas da albufeira de Castelo de Bode albergam uma das joias culinárias de Ferreira do Zêzere: o Peixe do Rio, sendo predominantes três espécies: achigã, carpa e lúcio-perca.

A pesca em Ferreira do Zêzere é feita à mão ou com redes, nos típicos Barcos de Três Tábuas – construídos pelo artesão José Alberto de Dornes – embarcações que não utilizam motor, sendo por isso sustentáveis e ecológicas. O peixe é depois vendido aos restaurantes locais, onde é confecionado e transformado em deliciosas iguarias, numa aliança perfeita entre a tradição e a natureza.

Num universo de 40 produtos portugueses que fazem parte da “Arca do Gosto”, o Município de Ferreira do Zêzere orgulha-se de ter três produtos: mel, queijo fresco de Areias e peixe frito, estando a trabalhar na submissão da candidatura de outros produtos endógenos.

https://www.fondazioneslowfood.com/…/peixe-frito-do…