O Festival Internacional de Folclore, Cultura e Artes (FIFCA) veio até nós para mais uma edição, atualmente com uma programação anual, coloriu Almeirim e os concelhos vizinhos, entre os dias 26 de abril e 1º de maio de 2024. Mais do que um espetáculo de danças, músicas e trajes típicos, o FIFCA é cada vez mais um evento de grande relevância cultural e social para a região e, particularmente, para Almeirim, uma vez que, anualmente, o festival coloca Almeirim no mapa internacional do turismo cultural. O reconhecimento deste evento fica demonstrado pela presença dos Embaixadores do México, da Eslováquia e da Ministra da embaixada do Paraguai.
O festival deste ano reuniu 10 comitivas internacionais provenientes de diferentes continentes, criando um cenário vibrante de culturas e tradições. Através de apresentações contagiantes, os grupos partilharam as suas identidades únicas, proporcionando ao público uma imersão num universo plural e diverso.
O FIFCA vai além do entretenimento, promovendo o diálogo intercultural e o respeito pela diferença entre povos.
A cultura é o caminho para uma sociedade mais desenvolvida, a melhor forma de preservar a nossa história e o nosso património, fortalecer a nossa identidade local e nacional. Por outro lado, a cultura pode contribuir para o aumento do turismo, atrair talentos, melhorar a qualidade de vida e até dinamizar setores criativos da economia. Assim, a cultura deverá ser considerada como um investimento que gera ganhos intangíveis de longo prazo e nunca uma despesa, quer em termos económicos, quer sociais.
A cultura deve ser considerada como uma aposta por todos os decisores políticos!
Não posso terminar sem dar os parabéns a toda organização, pela forma como decorreu o festival, nomeadamente, à direção da Associação FIFCA e todos os Voluntários que participaram e tornaram possível o sucesso deste evento.
Joaquim Catalão – JS Almeirim