Arena d´Almeirim – 70 anos de existência

Por volta dos finais da década de 40, um grupo de aficionados constituído por Manuel Coutinho Laudácias, Edmundo Gameiro, Luis Correia, D. Luis Margaride e Guilherme Godinho, iniciou uma campanha de angariação de fundos monetários e de angariação de materiais de construção. A comissão de aficionados foi alargada a Teodoro Prudêncio e ao Tenente Francisco Moura. 

A Sociedade Agrícola da Alorna, cedeu mais uma área de terreno e o Eng.º Manuel Baptista e o Arqt.º António Mendes prontificaram-se a ceder graciosamente o projeto da Monumental de Almeirim. A sua inauguração foi a 16 de Maio de 1954. A corrida inaugural teve como cavaleiros Simão da Veiga Jrº, João Branco Núncio, Dr. Fernando Salgueiro e D. Francisco de Mascarenhas. Como espadas atuaram Diamantino Viseu e Jaime Malavar. 

Pegaram os Forcados Amadores de Santarém tendo como cabo Ricardo Rhodes Sérgio. Os toiros foram cedidos graciosamente pela Sr.ª Marquesa de Cadaval, Pinto Barreiros, João Assunção Coimbra e Andrade Irmão. 

Um toiro foi assado no espeto pelos Srs. Manuel Bárbara Jr (Manuel dos Cavalos) e José Soares de Graça (Zé Policia), para distribuir pelo povo, no dia da inauguração. Tal acontecimento levou a “êxtase” o “povo” de Almeirim e arredores. 

Com a existência de cerca de 55 anos, e já um pouco degradada, a entidade detentora da Monumental de Almeirim – Santa Casa da Misericórdia – encetou obras de reconversão, obras profundas e, necessárias, tornando a Monumental, num edifício multiusos moderno a que passou a chamar “Arena D´Almeirim”. 

Hoje, com lotação de cerca de 5.000 lugares, é um edifício que permite ter todas as condições de conforto e bem estar. 

Foi (re) inaugurada a 1 de Maio de 2019, com uma Corrida de alto gabarito. Esteve inativa nos dois anos da pandemia. A sua retoma de utilização levou a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim, a promover Corridas de Toiros solidárias, com a receita líquida a seu favor, tendo tido, em todas as corridas, lotação cheia ou lotação esgotada. 

Espera-se que no dia 20 de Setembro de 2024, na noturna a efetuar na Arena D´Almeirim, onde, em principio, vão estar presentes cavaleiros que tomaram a alternativa em Almeirim com um “elenco” de alta competição, volte a ter a “Lotação Esgotada”. 

António José Madureira