A recolha de alimentos para o Banco Alimentar contra a Fome de Santarém contou com a preciosa ajuda da população do concelho de Almeirim, que ao longo dos dias de campanha, 25 e 26 de maio, recolheu quase quatro mil quilos de alimentos para a população mais necessitada.
A campanha nos vários postos em Almeirim resultou na angariação de 3978 quilos, mais 441 quilos face à recolha homóloga em 2023, onde foram recolhidos 3537 quilos.
Segundo o Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém, no total esta campanha recolheu 36264 quilos, menos 4266 quilos que na campanha homóloga. Em 2023, o Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém recolheu 40530 quilos de alimentos.
Esta associação tem necessidade premente de apoios institucionais que permitam dar continuidade ao trabalho de solidariedade, relevante para o apoio das populações carenciadas que residem nos territórios da Lezíria do Tejo.
O Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém nasceu a partir da ASCIA – Associação de Santarém contra a Insuficiência Alimentar, na sequência da vontade de homens e mulheres do distrito de Santarém, que constataram elevados índices de carência alimentar na região da Lezíria do Tejo – NUT III, diagnosticada como uma das primeiras a nível nacional nos índices de pobreza e verificando-se não se encontrar coberta por nenhum dos Bancos Alimentares em atividade.
Com sede na cidade de Santarém, o Banco Alimentar desempenha a sua missão organizada em Comissões, com recurso exclusivo a voluntariado, estando aberto às instituições parceiras todos os dias úteis.