Os primeiros melões da campanha de 2024 já sairam dos campos. O ressurgimento do “Melão d’Almeirim” resulta de uma parceria entre a Câmara e a Associação de Comerciantes que permitiu que também a certificação que está na fase final.
Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim destaca que autarquia tem incentivado os produtores a semear esta espécie de melão e dá os motivos: “Produto tradicional de excelente qualidade e reconhecido em todo o País. Manter o uso de técnicas de agricultura antigas e sustentáveis. E incentivo à produção e consumos locais”.
“Um retorno muitíssimo mais elevado para quem o produz. Ao longo dos anos este melão sempre foi comercializado pelo agricultor acima do um euro por kg. Não se trata de venda ao consumidor, mas sim de venda pelo produtor”, acrescenta o autarca.
O “Melão d’Almeirim” já tem a denominação de produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP) em Portugal e está agora em processo de obter a certificação Europeia como IGP.
O processo de certificação deste produto almeirinense nasceu de um parceira entre a Câmara Municipal de Almeirim e a MovAlmeirim – Associação Comercial e Empresarial do Concelho de Almeirim.