Perto de 200 casas podem ser demolidas no concelho. Câmara já pediu orçamentos

Na freguesia de Benfica do Ribatejo (Foros Benfica, Azeitada e Cortiçois) há quase 200 casas que estão ilegais por estarem em reserva agrícola e ecológica nacional, e podem ter que ser demolidas. O Jornal O ALMEIRINENSE sabe que a autarquia já está a pedir cotações a várias empresas para avançar com demolições assim que tiver uma decisão dos tribunais. 

Os moradores juntaram-se e têm o mesmo advogado que está a colocar ações individualmente. Primeiro, os moradores foram contactados para perceber se existiam licenças antigas, como na quase totalidade dos casos, não existia. A autarquia determinada a reposição da legalidade, por despacho do vereador com esta pasta. Mas depois os despachos foram impugnados por parte dos moradores e o tribunal está a decidir caso a caso.

Pelo que o nosso jornal apurou, a maioria da primeira decisão é não dar razão aos moradores. Numa primeira instância serão os proprietários a demolir, se isso não acontecer, será a autarquia a fazer a demolição. A autarquia estará mesmo a solicitar orçamentos para demolições, apurou ainda o nosso jornal. 

Este fenómeno ganhou dimensão durante a pandemia, quando alguns moradores venderam bens e outros investiram poupanças para passarem a viver numa zona rural. Em causa estão sobretudo casas de madeira e contentores que os proprietários pensavam estar isentos de licença, mas também existiram construções em alvenaria, feitas também não cumprindo as regras.

Em Fazendas de Almeirim e Paço dos Negros há registo de poucas propriedades que não cumprem as regras, mas em número muito inferior ao caso de Benfica.