A Empreitada Alviela 7.7 executa uma obra de reabilitação fluvial, com recurso a Técnicas de Engenharia Natural e controlo de espécies exóticas e invasoras, nas margens do rio Alviela ao longo do domínio público hídrico, de 7km do rio Alviela e 700m do rio Centeio, na União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, na Freguesia de Pernes e na União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira,.
Em julho, decorreu a visita do município de Santarém, da Junta de Freguesia de Pernes e dos parceiros estratégicos, que permitiu que nos seus terrenos fossem realizados trabalhos de desmatação, controlo de espécies exóticas invasoras e limpeza seletiva da galeria ripícola, entre Pernes e Vaqueiros com a finalidade de se construir um trilho pedonal e ciclável para usufruto das populações, valorizando o património natural e cultural associados ao rio Alviela.
Em Pernes já é possível contemplar locais ocultos pela vegetação durante décadas, como belíssimas quedas de água naturais, junto à Cascata de Pernes.
No início do mês de setembro vão ter início os trabalhos de execução de Técnicas de Engenharia Natural, incluindo a estabilização das margens do rio Centeio, em Pernes.
Visitar as obras do projeto Alviela 7.7 é um convite a repensar a relação do desenvolvimento local com o estado dos rios e ribeiras do Território, percecionando o valor dos serviços ecossistémicos às comunidades.
Prosseguir uma estratégia para a sustentabilidade dos Recursos Hídricos, assume hoje capital importância e pertinência nas oportunidades existentes para a transformação positiva dos territórios, no âmbito do quadro de financiamento 2030 e do cumprimento do preconizado na Lei do Restauro da Natureza.
O município de Santarém marca a sua estratégia com o projeto Reabilitar Troço-a Troço e alcançou o nível de execução da obra Alviela 7.7, acreditando numa trajetória de restauro dos ecossistemas ribeirinhos no Concelho, alinhada com a Lei da Água e do Restauro da Natureza.