No Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, a tradição volta às ruas com o tradicional Passeio de Pasteleiras Antigas, que nos últimos anos tem reunido dezenas de amantes das bicicletas pasteleiras e das tradições de Almeirim. O encontro é um reviver de tradições na cidade de Almeirim.
Os participantes, trajados com cagança e opinião, dão uma volta ‘catita’ pela cidade, acompanhados com música e com algumas paragens técnicas, para reforço e alguns jogos tradicionais. A volta tem início e termina junto à Arena d’Almeirim.
A concentração da iniciativa é na Taverna do Cavalo Preto, junto à Arena d’Almeirim, pelas 9h00. As inscrições estão abertas até à próxima terça-feira, dia 29 de outubro, através do email: pasteleiras@almeirim.org.
Durante décadas a bicicleta, particularmente a pasteleira, foi o meio de transporte mais utilizado pela população almeirinense para se deslocar. Motivo que levou à organização deste já tradicional passeio, apenas interrompido pela pandemia, como forma de recordar e reviver a tradição desta cidade e concelho rural.
À data de hoje, ainda há 35 inscrições disponíveis.