Surto de toxinfeção alimentar no distrito de Santarém

Foram identificados nos últimos dias, 187 casos suspeitos de toxinfeção alimentar ( doença infeciosa ou tóxica que afeta dois ou mais indivíduos, pela ingestão de uma tóxina) associados ao consumo de broa de milho nos distritos de Santarém, Leiria, Coimbra e Aveiro.

Os sintomas observados nos casos incluem boca seca, alterações visuais, tonturas, confusão mental e diminuição da força muscular, manifestando-se entre 30 minutos e 2 horas após a ingestão do alimento. A maioria dos pacientes apresentou sintomas ligeiros e se recuperou em poucas horas, embora 43 casos tenham necessitado de cuidados hospitalares.

As autoridades de saúde, incluindo a Direção-Geral da Saúde e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, estão a colaborar para investigar a origem dessa toxinfecção. A suspeita recai sobre a broa de milho produzida e distribuída nos distritos mencionados, com a possibilidade da farinha utilizada estar relacionada com os casos.

Foram implementadas medidas de contenção, incluindo análises rigorosas aos alimentos e matérias-primas, além de inspeções a operadores económicos para rastrear os lotes de matérias-primas envolvidos na produção da broa de milho suspeita.

Enquanto a investigação está em curso, as autoridades de saúde recomendam a suspensão temporária do consumo de broa de milho nas áreas afetadas, como medida preventiva. O objetivo é garantir a segurança alimentar dos cidadãos enquanto se esclarece a origem deste surto.

As autoridades de saúde continuam a monitorizar a situação de perto e trabalham em conjunto com várias instituições, incluindo os departamentos de saúde pública das regiões centro e Lisboa e Vale do Tejo, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

Apela-se para a colaboração da população com as autoridades, seguindo as orientações fornecidas e reportando qualquer sintoma suspeito após o consumo da broa de milho.