O pequeno comércio dos concelhos de Santarém, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo e Chamusca registou quebras entre 40% e 90% nas últimas semanas, devido às medidas adotadas no âmbito da pandemia da covid-19, disse a associação de comerciantes.
David Dias, vice-presidente da Associação Comercial, Empresarial e de Serviços (ACES), que junta associados destes seis concelhos do distrito de Santarém, disse hoje à Agência Lusa que, à exceção da venda de produtos de primeira necessidade, todos os outros estabelecimentos encerraram, pelo que a situação em abril será ainda pior.
“Na reunião que realizámos ontem por videoconferência registámos já dois associados do concelho de Santarém que deram baixa de membros porque decidiram encerrar a atividade”, disse.
David Dias reforça que quem tinha fundo de maneio já o esgotou, questionando como vão viver aqueles que tiveram de fechar e que estão excluídos dos apoios.
Segundo afirmou, a ACES está a preparar um programa que quer apresentar às autarquias dos concelhos que abrange, para criar um sistema de apoio financeiro, ao mesmo tempo que vai canalizar o financiamento que tinha disponível no fundo para ações de formação para iniciar uma formação dirigida à digitalização das micro e pequenas empresas. “Mesmo quando a quarentena acabar, o trabalho ‘online’ vai ser mais constante do que no passado”, disse, salientando que estão em curso contactos com a plataforma Marketplace para inserir aí empresas e lojistas da região. Por outro lado, a ACES está a colaborar com os municípios na criação de plataformas ‘online’ de incentivo à aquisição de produtos no comércio local, o que, acredita, irá “estimular a economia circular em cada concelho”. Sobre as medidas já anunciadas pelos municípios, como a isenção no pagamento de taxas fixas de água, saneamento e resíduos, David Dias considerou-as positivas, apelando a que o mesmo aconteça com empresas como a EDP.
Últimas:
Quase 8000 infrações em seis dias
Incêndio em apartamento mobiliza bombeiros em Almeirim
Homem detido por abuso sexual de duas menores a poucos quilómetros de Almeirim
Homem em prisão preventiva e mais de seis mil doses de droga apreendidas pela PSP
Comemorações do 51º aniversário do 25 de abril no concelho de Salvaterra de Magos
Município de Tomar assinou protocolo com Plano Nacional das Artes, que envolve as escolas do concelho
International Congress of Outdoor Sports traz mais de uma centena de participantes de várias nacionalidades à região
“Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em palestra
Futalmeirim recebe bandeira da ética
Sabores do Toiro Bravo de 1 a 4 de maio em Coruche
UCC Almeirim e Alpiarça celebra Dia Mundial da Saúde a “brincar” com os mais pequenos
FIFCA25 traz o melhor do folclore internacional de 24 de abril a 1 de maio
Aceleras da Charneca comemoram 18.º aniversário em Fazendas de Almeirim
Padre Bruno Filipe: O gaiato que já conquistou novos e velhos
As Melhores Oportunidades de Emprego no Estrangeiro com Alojamento
Chamusca assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com a Rota das Igrejas
“Da janela do meu quarto contemplava a Arena d’Almeirim todos os dias antes de dormir”
Homem detido por violência doméstica e apreendidas arma e munições
Miguel Arsénio conquista pódio no Penyagolosa Trails
