No âmbito do Plano de Contingência do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACES), foi entendido levar a efeito várias medidas de minimização do risco de contacto social e suspenderam-se as consultas dos grupos de risco e vulneráveis, que têm espaço próprio de agendamento, com exceção das consideradas como imprescindíveis.
Aumentou-se a resposta à doença aguda e reforçou-se a resposta online. Evitou-se a acumulação de utentes em sala de espera. Entretanto, entendeu-se por oportuno reajustar estas orientações e retomar de forma cautelosa a atividade programada.
Assim, a partir de 4 de maio, são reorganizados alguns dos serviços de prestação de cuidados de saúde, através das várias unidades funcionais deste ACES, no sentido de se conseguir aumentar a resposta presencial e
retomar parte significativa da atividade programada.
A atividade presencial, seja para as consultas de doença aguda, seja a destinada aos utentes inseridos em programas de saúde, como os de vigilância, Saúde Infantil e Juvenil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Doenças Cardiovasculares, Diabetes Mellitus, entre outras retomam o seu caminho e passam a ser realizadas. Os tempos entre consultas presenciais são duplicados de forma a minimizar-se os contatos, pelo que os utentes devem deslocar-se às unidades o mais próximo possível da hora em que a sua consulta médica, ato ou consulta de enfermagem estiver marcado.
Sempre que isso não seja exigido, pelo estado clínico ou dificuldade de mobilidade, o utente não se deve fazer acompanhar.
Esta reorganização não invalida que se continue a disponibilizar o contacto telefónico e se mantenha a possibilidade de renovação eletrónica do receituário destinado aos doentes crónicos.
Últimas:
Procissões Quaresmais agendadas. Bispo preside a última procissão
Creche vai custar mais de 350 mil euros/ano
GNR realiza grande operação para acabar com descargas poluentes no Monte da Vinha
Avô de António Féria decisivo na escolha do neto
‘Vidas Iguais’, por Sandra Fé Fernandes
‘Obras que foram feitas com gosto’, por Augusto Gil
‘Será PREC II?’, por João Vinagre
‘Desenvolvimento e futuro’, por Gustavo Costa
‘Integridade’, por Fausto Russo
‘Presta Contas’, por Sónia Colaço
Tiago Leite é o convidado da 2ª sessão do Ciclo de Conferências – Pensar Portugal
Hospital de Santarém pede encaminhamento de doentes de ortopedia para outros hospitais
Cristina Branco relatou ao Tribunal memória “penosa” de acidente que vitimou Sara Carreira
Vinhos de Almeirim na maior feira profissional do mundo
Promenade recebe distinção
Sumol+Compal recruta 100 pessoas
Mercadona fatura 31041 milhões, mais 11% … Inflação reduziu margem e rentabilidade
Todos ao Estádio Municipal para apoiar Juniores do UFCA
Crie o seu negócio com o apoio da NERSANT
