Almeirim sobe 7 posições no ranking dos melhores munícipios para viver, visitar e fazer negócios

O município de Almeirim subiu sete posições na última atualização do ranking Portugal City Brand Ranking, o estudo da consultora Bloom Consulting que analisa as vertentes “negócios”, “visitar” e “viver” nos 308 municípios do país.

Segundo o estudo, Almeirim está na 156ª posição entre os 308 municípios, subindo sete lugares em relação ao ano de 2021 nas três vertentes do estudo. Na vertente de Negócios, Almeirim subiu 10 posições a nível nacional, ocupando a 134ª posição. Por outro lado, Almeirim desceu seis posições na categoria Visitar, estando agora a ocupar 198º lugar. Também na vertente Viver desceu seis posições, ocupando a posição 152º.

Na região do Alentejo, à qual pertence, Almeirim subiu duas posições e ocupa agora o 20º lugar entre 58 municípios da região.

Entre os 21 municípios que integram o distrito de Santarém, Almeirim ocupa a 10ª posição ficando atrás de municípios como Santarém, Rio Maior ou Coruche. Na tabela distrital, Almeirim desceu uma posição, tendo sido ultrapassado este ano pelo município do Entroncamento.

A consultora elabora anualmente este Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, um estudo sem “qualquer variável qualitativa ou de opinião”, baseando-se “exclusivamente” em dados quantitativos (estatísticas oficiais, pesquisas ‘online’, ‘performance’ de páginas na Internet e redes sociais das autarquias) “que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses”.

Um algoritmo gera um ‘ranking’ geral que resulta da ponderação de outros três ‘rankings’, que hierarquizam os concelhos em três dimensões: viver, visitar e negócios (atracção de investimento).