A AR Águas do Ribatejo EIM, SA e a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo
(CIMLT) integram a parceria Iniciativa Tejo que ao longo de três anos vai implementar
medidas que contribuam para gestão sustentável dos recursos hídricos da Lezíria do
Tejo.
A iniciativa da Associação Natureza Portugal (ANP) e da Organização Não Governamental WWF (World Wide Fund For Nature) desafiou um conjunto de entidades que influenciam a gestão da água.
A AR é responsável pela captação, transporte, tratamento e distribuição de água para
consumo humano nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche
e Salvaterra de Magos que integram a CIMLT e inclui ainda o concelho de Torres Novas
no médio centro. A empresa intermunicipal trata também as águas residuais duma
população de 140 mil pessoas que vivem e trabalham nestes municípios. Esta água após tratamento eficaz é devolvida ao ciclo urbano da água através das linhas de água que correm para o Tejo e Almonda.
A ANP|WWF justifica a iniciativa centrada no Tejo por ser uma zona “que se reveste da maior importância por cobrir um dos aquíferos mais significativos da Península – o Tejo-Sado –, que fornece a maior parte da água doce usada nas atividades da região, incluindo a agricultura e o abastecimento urbano e industrial”.
A Iniciativa Tejo “pretende envolver todas as partes interessadas – consumidores,
agricultores, produtores, industriais, pescadores, administração pública central e regional e centros de investigação – para que, em conjunto, possam conhecer os riscos
de exploração dos recursos hídricos regionais, encontrar soluções para os mitigar e alavancar benefícios socioeconómicos e ambientais de uma gestão sustentável dos recursos”, sublinha a ANP|WWF.