Concelho de Almeirim sob aviso amarelo devido ao tempo frio

O concelho de Almeirim e restante distrito de Santarém foram colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a partir de terça-feira e até quarta-feira, 28 de fevereiro e 1 de março, devido à previsão de tempo frio.

Segundo avança o IPMA em comunicado, passa a estar sob aviso amarelo devido à “persistência de valores baixos da temperatura mínima”, até às 09h00 de quarta-feira, Santarém, onde se inclui o concelho de Almeirim

O IPMA prevê, para os próximos dias, uma temperatura mínima de 1º Celsius e uma temperatura máxima entre os 14 e os 17º Celsius. Tempo este que se deve manter até à próxima sexta-feira, subindo depois, gradualmente, a temperatura mínima até aos 6º Celsius.

Apesar da subida prevista da temperatura máxima para este domingo, e da pequena subida da temperatura mínima, ocorrerá um acentuado arrefecimento noturno.

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa das previsões do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população para os riscos de intoxicações por inalação de gases devido a inadequada ventilação e incêndios em habitações resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos.

A proteção civil chama ainda a atenção para os perigos do piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, bem como para a possibilidade de queda de ramos ou árvores devido aos ventos fortes.

A ANEPC aconselha também os cidadãos a evitarem a exposição prolongada ao frio, a usarem várias camadas de roupa e a acautelarem a prática de atividade física no exterior.