“O foco é unicamente na formação”

O CAJ da Raposa é um clube dedicado à formação de BTT e ciclismo. O clube, na mais pequena freguesia do concelho, está a fazer um grande trabalho e, este ano, podem ficar perto dos 40 atletas. Gonçalo Estevão é o mentor do projeto e fala a O ALMEIRINENSE também sobre a criação de  uma pista de BMX Race.

Quais os objetivos gerais para 2023?

Os objetivos mantêm-se os mesmos desde a fundação do CAJ Raposa, em 2010: proporcionar a crianças e jovens formação em ciclismo, de forma gratuita, possibilitando também a competição numa modalidade federada, organizar uma prova de estrada em maio e outra de BTT em outubro.

Como está a correr este início de ano?

Está a correr muito bem, com grande afluência aos treinos e, principalmente, muitas crianças a quererem conhecer o clube e o seu modo de funcionamento.

Quantos atletas espera ter?

Atualmente temos 30 atletas federados e, nas próximas semanas, mais seis integrarão a equipa. Desde a nossa fundação que não tínhamos tantos atletas, o que é fantástico. Felizmente, há cerca de três anos, desafiei a nossa atleta Marta Simões a tirar o curso de treinadora e, desde então, os dois temos conseguido dar um melhor acompanhamento aos atletas, sem esquecer, obviamente, os diretores desportivos Ricardo Brasileiro e Marco Simões, essenciais nas competições.

Está também a fazer um trabalho forte na formação?! Quase a ensinar as crianças a andar de bicicleta?

O foco é, unicamente, na formação, primeiramente em passar o gosto pelo extraordinário desporto que é o ciclismo, independentemente da vertente e disciplina, aliado, obviamente, à aquisição de competências técnicas e físicas. Já perdi a conta às crianças a quem ajudei a retirar as rodas de apoio e é muito gratificante ver a sua evolução ao longo dos anos. Adicionalmente, a prática desta modalidade, quer através dos treinos, quer através das competições, permite que os atletas adquiram também competências pessoais e sociais, como a disciplina, concentração, tolerância à frustração, cooperação, generosidade, espírito de equipa, entre outras. Além de tudo isto, a prática do ciclismo possibilita que os nossos atletas vivenciam momentos de grande alegria e diversão. 

Gonçalo, antigamente todos aprendíamos a andar de bicicleta na rua. Hoje já não é assim. É um problema grave?

Acredito que esse tema seja mais relevante em zonas urbanas, contudo, numa localidade tão pequena como a Raposa, onde há muito pouco trânsito nas ruas, é comum que as crianças e jovens tenham o hábito de pedalar pelas mesmas sem grande preocupação, para eles e para os pais.

Introduzir isso nas escolas vai ajudar a resolver?!

Sem dúvida, mas é necessário investimento do estado e autarquias locais para capacitar as unidades de ensino, de bicicletas e equipamentos de proteção.

Recentemente denunciou a falta de condições no ringue. A questão já ficou resolvida? 

Sim, foi resolvido em menos de uma semana, sendo que, no que diz respeito à iluminação, continuamos a necessitar de solicitar antecipadamente que alguém a ligue/desligue, já que não é possível fazê-lo a partir da nossa “sede”.

Em que medida este espaço é importante?

O local é a nossa “sede”, onde temos o escritório, oficina e WC para os atletas. O bar de apoio ao ringue, usamos para arrumação e é onde temos os mais de 70 prémios coletivos conquistados pelos atletas do clube. O espaço é muito pequeno, mas foi o único que a Junta de Freguesia Raposa nos conseguiu disponibilizar e, sem ele, seria tudo mais complicado. Ainda assim, acredito que na localidade existem outras infra-estruturas mais capazes e dignas para esta associação que, desde a sua fundação, tem dado vida à Raposa e tem percorrido, através dos seus atletas, sejam eles de ciclismo ou atletismo, o mundo.

Tem espaço próprio para treinar BTT?

Ainda não, vamos usando os montes e vales que circundam a Raposa e iniciámos a construção de uma pista permanente de BTT no final de 2021, com poucos recursos e só mais recentemente temos conseguido dar um maior avanço na construção da mesma, com apoio de empresas e autarquias locais. O terreno é da Junta e o projeto está pensado para criar também uma pista de BMX Race, que é uma modalidade olímpica, infraestrutura que não existe num raio de 100 kms.

Como reúnem apoios?

Somos um clube que não cobra qualquer mensalidade e os principais apoios vêm dos contratos de desenvolvimento desportivo com a Câmara Municipal de Almeirim e Junta de Freguesia Raposa.