Dia da Casta Fernão Pires celebrado no dia 20 de junho em Almeirim

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) decidiu instituir e celebrar a Casta Fernão Pires, no próximo dia 20 de junho, em Almeirim.

O Dia da Fernão Pires vai ser celebrado com um recheado programa de atividades, que, embora mais centrado em Almeirim, abarca todos os agentes económicos que tenham vinhos monocasta, com os mesmo à prova, nas suas “casas”, que vão estar de portas abertas, ou ao longos do dia. 

Com terroirs diferentes e uma plasticidade evidente também na vinificação, o que permite criar estilos de vinho bastantes distintos, a Fernão Pires é, de forma assertiva e cada vez mais evidente, uma bandeira da região. O Tejo é, claramente, a região onde esta casta é rainha, mesmo sendo a variedade branca mais plantada em Portugal. Isto reflete-se nos vinhos, estando presente na maioria dos brancos de blend e, sendo, cada vez mais, protagonista a solo, em monocastas.

Para a consolidação deste caminho, acarinhado pelos vários players da região e do setor, em muito tem contribuído o papel da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), apostada, desde 2018, em promover a casta Fernão Pires e o seu potencial. O ano de 2023 traz duas grandes novidades: o lançamento de um cluster de vinhos de Fernão Pires com origem nas duas margens do rio Tejo, sob a marca Campo do Tejo, endossada a cada referência pelo produtor que adira a esta iniciativa; e o Dia da Fernão Pires, assinalado a 20 de junho.

“A escolha da data poderia ter por base vários fatores, sendo que neste caso pesou o facto de ser o dia do município de Almeirim, concelho onde está plantada a maior mancha – não contígua e propriedade de vários agentes económicos – de Fernão Pires da região do Tejo: 30% de um total de cerca de 4000 hectares de vinha desta casta”, afirma Luís de Castro, presidente da CVR Tejo.

20 JUNHO, DIA DA FERNÃO PIRES

Programa de Atividades

Fernão Pires do Tejo à prova em dia de “Portas Abertas”

Sendo produtores de vinhos com Fernão Pires em estreme, são vários os produtores de Vinhos do Tejo que, de norte a sul, este a oeste da região, vão ter as suas adegas de portas abertas, para receber enófilos e curiosos, promovendo assim a descoberta da casta, da vinha ao vinho. Com um horário de manhã (11h00) e outro de tarde (15h00), o convite é para uma visita e prova gratuitas. A lista de produtores vai ser conhecida e divulgada mais perto da data, sendo anunciada – e atualizada – no site dos Vinhos do Tejo, em www.cvrtejo.pt.

Fernão Pires à venda lojas da Rota dos Vinhos do Tejo

As lojas da Rota dos Vinhos do Tejo – situada, fisicamente, em Almeirim e aberta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e, on-line, em www.rotadosvinhosdotejo.pt – vão dar destaque aos monovarietais de Fernão Pires que, neste dia, vão poder ser comprados com um desconto de 10%. Lançados oficialmente neste dia, os vinhos Campo do Tejo Fernão Pires vão ser vendidos a solo ou em trilogia, sendo que, neste caso, a oferta é de um tote bag. Este saco com branding Fernão Pires e Campo do Tejo vão passar a estar à venda neste e em outros dias.

Welcome [to] drink ‘Campo do Tejo Fernão Pires

Entre as 12h00 e as 15h00, quem eleger, para almoçar, os restaurantes Febra, O Forno, O Pinheiro, O Toucinho, Tertúlia da Quinta e Zézano, em Almeirim, vai ser convidado para um welcome [to] drink Campo do Tejo Fernão Pires, podendo assim provar os primeiros três vinhos brancos lançados sob esta marca e categoria de produto, uma iniciativa promovida pela CVR Tejo com o objetivo de agregar valor às vinhas e uvas de Fernão Pires, tão presentes na região, dando origem a vinhos com certificação IG do Tejo ou DOC do Tejo e valorizando o território e a sua economia local.

Happy Hour de Fernão Pires do Tejo

Entre as 18h00 e as 21h00, quem rumar ao Jardim da Biblioteca, núcleo principal da festa do município e onde há tasquinhas, vai poder provar monocastas de Fernão Pires do Tejo, ficando a conhecer a variada oferta, em número, e eclética em termos de estilo de vinho. A região produz Fernão Pires em frisante, pet nat, espumante, vinhos branco, curtimenta, colheita tardia e abafado.

Fernão Pires do Tejo, a Prova (didática) do Tempo

Sob o mote “Fernão Pires do Tejo: a prova do tempo”, os Vinhos do Tejo vão promover uma prova didática, com o intuito de mostrar não só vinho do passado e do presente, mas que o tempo nos tem mostrado que a aposta nesta casta foi um investimento certeiro, com os produtores a lançarem a cada ano novas referências de Fernão Pires em estreme. São, neste memento, mais de cinquenta os Fernão Pires do Tejo. Esta prova vai ter lugar, às 18h00, na Quinta do Casal Branco, sendo restrita a 25 participantes, mediante inscrição no valor de €20,00, feitos diretamente junto da CVR Tejo, através dos contactos: 966 205 783 ou p.mateiro@cvrtejo.pt (Patrícia Costa Mateiro).