Um incêndio que deflagrou numa zona de mato e floresta na tarde deste domingo, 25 de junho, na freguesia de Granho, concelho de Salvaterra de Magos, na fronteira com o concelho de Almeirim, chegou a mobilizar mais de 100 operacionais de várias corporações de bombeiros do distrito e ainda três meios aéreos.
Segundo a Proteção Civil, o alerta para o incêndio foi dado pelas 16h27. Um ataque inicial forte com três meios aéreos (1 helicóptero e dois aviões ligeiros) e mais de um centena de bombeiros levou à rápida resolução do fogo, que pelas 18h34 já se encontrava em resolução e pelas 19h16 foi dado pela Proteção Civil como concluído. Agora procedem-se a trabalhos de rescaldo.
Devido à intensidade do incêndio, a estrada que liga Foros de Benfica à Raposa foi temporariamente cortada ao trânsito.
Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, esteve no local e através das redes sociais agradeceu o esforço dos operacionais envolvidos.
“O profissionalismo dos operacionais envolvidos e a limpeza de matos junto às habitações evitaram males maiores. Agora é tempo de rescaldo e de tratar da alimentação para cerca de uma centena de operacionais”, refere o autarca.
A origem do incêndio será alvo de investigação por parte das autoridades competentes.