GNR reforça segurança nos terrenos agrícolas e florestais

A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem em marcha a Operação Campo Seguro até ao dia 31 de dezembro e vai intensificar o patrulhamento, fiscalização e sensibilização, nas explorações agrícolas e florestais em todo o território nacional, no intuito de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos.

Em comunicado, a GNR esclarece que a operação “pretende sensibilizar a população em geral e a rural em particular, para a adoção de comportamentos a fim de prevenir eventuais ilícitos criminais, nomeadamente o furto de produtos agrícolas, o furto de cobre e outros metais não preciosos, situações de exploração do trabalho, relacionadas com o Tráfico de Seres Humanos (TSH) e ainda, para a utilização segura de veículos agrícolas e florestais”.

A segurança dos veículos agrícolas e florestais também vai estar na mira das autoridades, levando a GNR ao terreno para desencadear ações de sensibilização dirigidas aos utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, com o objetivo de fazer cumprir as regras de segurança e prevenir a ocorrência de acidentes na manobra de veículos/máquinas agrícolas e florestais.

Em 2022, ocorreram 561 acidentes com máquinas agrícolas e florestais, que resultaram em 47 vítimas mortais e 64 feridos graves.

A GNR deixa ainda alguns conselhos aos trabalhadores destas áreas: Não se esqueça da manutenção do veículo, uma vez que o mau funcionamento pode causar acidentes; Lembre-se que as estruturas de proteção, como o arco de “Santo António”, podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos; Utilize os acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei; Frequente ações de formação teóricas e práticas. Conheça os riscos da condução de tratores e máquinas agrícolas e florestais; Não conduza sob o efeito de álcool, fadiga ou em velocidade não adequada às condições do veículo e à carga transportada; Respeite os limites de carga e dimensão das máquinas e tratores agrícolas e florestais.

“No intuito de garantir que as diversas campanhas agrícolas decorram num clima de segurança, a GNR irá desenvolver ações de policiamento de proximidade e de fiscalização, empenhando militares de diferentes valências, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Unidade de Segurança e Honras de Estado e da Unidade de Ação Fiscal. Para fazer face à criminalidade transfronteiriça, serão efetuadas ações de controlo e fiscalização do transporte de produtos agrícolas e florestais nos pontos de passagem da fronteira terrestre, em coordenação com a Guardia Civil”, conclui a guarda.