As temperaturas máximas vão subir para 40º Celsius a partir do próximo domingo, 6 de agosto, e podem mesmo chegar aos 44º na segunda-feira, dia 7 de agosto, estando o concelho de Almeirim sob aviso amarelo neste período.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o aviso amarelo para estes dias devem-se à persistência de valores elevados da temperatura.
Segunda-feira será o calor atingirá o seu pico e nos dias seguintes a temperatura máxima irá baixar gradualmente até aos 34º Celsius. As temperaturas mínimas irão rondar os 18º e os 23º Celsius.
Perante a onda de calor, a Proteção Civil manteve o país em alerta amarelo para risco de incêndios rurais, devido ao aumento da temperatura e à redução dos níveis de humidade.
A entidade reforçou também as medidas para operacionalização na região de Lisboa e Vale do Tejo, com reforço de dois corpos de bombeiros, tendo um acréscimo de 150 operacionais. Este reforço humano estará estacionado em Almeirim e Abrantes, sendo estes os dois pontos estratégicos.
Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil, apelou a todos os portugueses para evitarem o uso de fogo nos espaços florestais e rurais e seguirem os conselhos de hidratação da Direção-Geral da Saúde.