O Auditório do Hospital Distrital de Santarém (HDS) foi palco de uma sessão de apresentação da nutritionDay (nDay), no dia 31 de outubro. Uma iniciativa mundial desenvolvida para melhorar a literacia sobre a malnutrição associada à doença nas instituições de saúde e, assim, melhorar e otimizar a qualidade dos cuidados nutricionais prestados.
A apresentação esteve a cargo de Ricardo Marinho, coordenador nacional do Nutrition Day, Aníbal Marinho, presidente da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, e Cátia Inácio, nutricionista da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, que está a coordenar o NutritionDay em Santarém.
A participação é acessível a qualquer instituição, pela facilidade na implementação e por não ter nenhum custo associado. A organização internacional disponibiliza os questionários dedicados e diversos materiais educativos que podem ser utilizados na formação das equipas multidisciplinares. Este ano, em Portugal, Santarém é a “cidade zero” da iniciativa, pois vai ser a primeira vez que vai ser rastreado no mesmo concelho os cuidados de saude primários, lares e o hospital, de forma a ter uma perspetiva local do problema.
A iniciativa nDay foi fundada em 2006, por especialistas da European Society for Clinical Nutrition and Metabolism (ESPEN) e da Universidade Médica de Viena, sendo realizada anualmente, durante um dia do mês de novembro.
À data, esta iniciativa já recolheu dados de mais de 300 mil indivíduos e envolveu mais de 8000 instituições de saúde, de 72 países. O nDay permite que instituições de saúde, em todo o mundo, avaliem os seus cuidados de saúde e identifiquem áreas de melhoria. Por comparação, dos resultados da auditoria anterior, é possível monitorizar a evolução de cada instituição e implementar planos de ação de melhoria contínua.
Este ano, o nutritionDay ocorre a 9 de novembro de 2023 e todas as instituições estão convidadas a participar.