Ricardo Catarro é o fotógrafo europeu do ano

Ricardo Catarro venceu o prémio ‘European Wedding Photographer of the Year 2024’ (Melhor Fotógrafo de Casamento Europeu), da Bodaf Europe, evento que decorreu em Barcelona. O almeirinense foi o único português a ser nomeado na categoria máxima desta instituição, que é a mais importante na área da fotografia de casamentos na Europa.

Para além desta distinção, o fotógrafo de Almeirim venceu a categoria ‘Best Narrated Weeding Story’, onde o júri distingue a melhor reportagem em termos de narrativa das fotos, coesão, criatividade e técnica. O almeirinense enviou 50 fotografias de um casamento realizado em setembro passado, Praia do Canal Nature Retreat, em Aljezur. ‘Best “Wow”’ foi outra categoria vencida por Ricardo, que distingue a melhor foto com impacto visual, a foto que quando é realizada se sabe à partida que é impactante.

Em declarações exclusivas a O ALMEIRINENSE, Ricardo Catarro refere que este era um prémio que “queria alcançar há imenso tempo mas sempre pensamos que só acontece aos outros”.

“Ouvir o meu nome foi algo que nunca conseguirei explicar, uma felicidade tremenda. Estava acompanhado de grandes nomes da área e ver a contagem decrescente desde o décimo até ao primeiro lugar, foi algo surreal”, acrescenta.

Ricardo não esconde a felicidade do momento e deixa um agradeciemento a todos os que o acompanham.

“Estou muito feliz, e por todo o feedback que tenho recebido, acredito que todos os Almeirinenses partilham dessa minha felicidade”, conclui.

Em 2023, Ricardo Catarro foi nomeado como ‘New Talent’ e este ano está nomeado na categoria principal. O fotógrafo almeirinense volta assim a ser reconhecido pelo seu trabalho na área da fotografia, mais concretamente na fotografia de casamento. Em 2022, Catarro foi também escolhido com uma das 30 Rising Stars do mundo 2022, pela Rangefinder Magazine, uma revista de Nova Iorque que é a instituição mais prestigiante no mundo da fotografia e da fotografia de casamento.

Ricardo Catarro, licenciado em Gestão de Empresas, deixou o seu emprego em 2017 para se dedicar a 100 por cento à área da fotografia. Faz fotografia de paisagem, arquitetura, produto, moda, retrato e reportagem fotográfica, mas foi na área do casamento que mais se tem destacado nos últimos anos com vários prémios a nível nacional e internacional.

Também os almeirinenses, Duarte Correia e Maria Salgueiro da Costa estavam nomeados na categoria de ‘Melhor Videógrafo do Ano’ e ‘New Talent’, respetivamente.