Rotary Club de Almeirim promove palestra sobre a solidão não desejada

O Rotary Club de Almeirim promove a realização de uma palestra sobre ‘Solidão Não Desejada’, que terá lugar no próximo dia 27 de março, pelas 21h00, na Igreja do Santíssimo/Escolas Velhas.

A oradora convidada é a Filipa Gomes, que vai proporcionar a visão sobre um problema que está a ganhar uma nova dimensão e acuidade.

Esta palestra surge devido às grandes preocupações da atualidade, entre as quais se conta a saúde mental, e insistindo na ideia de contribuir para o debate de questões que envolvam e motivem a comunidade. A solidão é considerada um problema de saúde pública a nível mundial, afetando pessoas de todas as idades. Segundo a Comissão Europeia, 28% dos portugueses sofrem de solidão não desejada.

Existem diferentes tipos de solidão, sendo a solidão não desejada aquela com mais consequências negativas para as pessoas. É fundamental conhecer quais são os sinais de alerta e os factores que contribuem para a solidão não desejada, bem como, o que poderemos fazer para ajudar quem se encontra nesta situação.

Falar publicamente sobre a solidão impõe-se, já que é um importante factor de risco para mortalidade (Hertz, 2020) e para a saúde física e mental de todos nós. Porque cada um pode sentir. Porque cada um pode ajudar quem sente – vamos falar de solidão!