Os Bombeiros Voluntários de Almeirim (BVA) participaram nos Campeonatos Nacionais de Trauma e Desencarceramento, que decorreram, de 19 a 21 de abril, em Tavira. A equipa dos BVA participou, pelo segundo ano consecutivo, na vertente de Desencarceramento sob o nome “Almeirim Rescue Team”.
As equipas foram avaliadas por jurados nacionais e internacionais, nas vertentes de “Comando”, “Cuidados Pré-Hospitalares” e “Execução Técnica”. Os cenários são simulados e construídos o mais próximo da realidade, de forma a criar quebra-cabeças que têm que ser resolvidos no limite máximo de 25 minutos.
Para além da vertente competitiva, a participação dos Bombeiros Voluntários de Almeirim teve como objetivos a partilha de conhecimentos e experiências com formações nacionais e internacionais. Neste âmbito, destaca-se o salvamento rodoviário, preponderante para o aprimoramento das competências dos bombeiros que intervêm no salvamento e desencarceramento de vítimas de acidentes rodoviários.
O espaço foi ainda palco para as grandes marcas promoverem workshops e mostrarem as principais novidades em técnicas, equipamentos e ferramentas, num grande evento que contou também com o 1º Seminário Internacional de TRAUMA & DESENCARCERAMENTO que reuniu oradores nacionais e internacionais das principais organizações de socorro de Portugal, Irlanda e Roménia.
Os Campeonatos Nacionais de Trauma e Desencarceramento 2024 foram organizados pela Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento, em colaboração com o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira. Contaram com a participação de 17 equipas de desencarceramento e 40 equipas de trauma.