Quando consultava o jornal “O Almeirinense”, na companhia de alguns amigos, um deles chamou-me a atenção para a contracapa onde se podia ler descubra Almeirim, outro retorquiu, e porque não vamos descobrir todas as freguesias do concelho de Almeirim? Boa ideia, disse eu, vamos por mão à obra.
Começamos por visitar a vala real, conhecida também por vala de Almeirim e não queríamos acreditar no que os nossos olhos estavam a ver, o estado vergonhoso e perigoso em que se encontra a referida vala. Alguém que nos acompanhava garantiu-nos que, nos anos sessenta do século passado, grupos de jovens tomavam banho nas águas calmas e límpidas da referida vala, onde o salmão, o barbo, a enguia e outras espécies, eram abundantes, eram o ganha-pão dos pescadores que viviam nas margens da vala e o sustento para aqueles que não tinham dinheiro para comprar peixe do mar, esse era para os lavradores de Almeirim.
Mas o senhor Pedro Ribeiro, especialista em fazer campanha, prometeu adquirir um barco e dar formação a técnicos para limpeza da vala.
O almeirinense escreveu, recentemente, que o valor da compra do barco rondou os 115 mil euros, e fez, recentemente, também a pergunta: Onde para o barco? Será que a limpeza começa no próximo ano, ano de eleições autárquicas?
Resolvemos sair de Almeirim, sede do concelho e fomos em direção à Raposa, a freguesia maior do concelho de Almeirim em extensão de terreno e a mais pequena em população, chegamos à Raposa, tentamos visitar o parque de merendas, que segundo o senhor pedro ribeiro, as obras por si efetuadas ao longo de anos no referido parque, custaram 200 mil euros, na primeira fase, será que vai haver uma segunda fase?
Senhor presidente, não se entrou no parque derivado à água e lama que rodeava a entrada do parque, era caso para se dizer que ali fazia falta o dito barco.
Dali fomos visitar a fonte dos biscais, qual fonte? Começaram as obras há três anos e nunca mais lá foi feito nada, a dita fonte está coberta de silvas.
Muito pouco foi feito na Raposa ao longo deste último mandato, está na altura de fazer alguma coisa na raposa, chega de promessas, olhe que em 2025 há eleições.
António Nunes – PSD Almeirim