Campeão nacional vence contrarrelógio da Volta a Portugal de Cadetes em Almeirim

Gonçalo Costa (Academia Efapel de Ciclismo) é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal de Cadetes, depois de ter feito valer o título de campeão nacional no contrarrelógio inicial da prova, esta tarde, em Almeirim.

Foi depois de uma manhã marcada pela palestra “Ética no Desporto”, que contou com intervenções de Maria Martins, a primeira portuguesa a integrar o pelotão WorldTour, recém-chegada dos Jogos Olímpicos de Paris, Artur Lopes, presidente da AG da FPC, e António Júlio, diretor executivo da ADOP, que teve início a 16.ª Volta a Portugal de Cadetes.

Na primeira etapa, o pelotão de cadetes enfrentou um contrarrelógio praticamente plano de 11,2 quilómetros. E foi nesse trajeto, idêntico ao da tirada inaugural da 3.ª Volta a Portugal Feminina de Sub-19, que o campeão nacional de contrarrelógio na categoria de cadete se destacou dos demais.

Gonçalo Costa percorreu o percurso em 15m19s e festejou a vitória com uma vantagem de dez segundos sobre Dimas Mota (Landeiro/KTM/Matias&Araújo), segundo classificado, e de onze sobre o espanhol Oscar Morante (TBG Lithosport), que liderou a classificação provisória durante largos minutos, mas acabou na terceira posição. Nas contas da geral, a classificação da etapa repete-se, bem como as diferenças.

Natalie Revelo é a primeira camisola amarela da Volta a Portugal Feminina Sub-19

A equatoriana Natalie Revelo (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team) é a primeira camisola amarela da Volta a Portugal Feminina Sub-19, depois de ter vencido o contrarrelógio individual que marcou o arranque da prova, na tarde desta sexta-feira, em Almeirim.

O dia ia longo quando teve início a primeira etapa da 3.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19. Foi já depois da vitória de Gonçalo Costa na Volta a Portugal de Cadetes que o pelotão de jovens atletas femininas sub-19 começou a partir para um contrarrelógio praticamente plano de 11,2 quilómetros, idêntico ao dos cadetes masculinos.

O percurso foi o ideal para a recém vencedora da Clássica Feminina – La Vuelta, que se destacou das demais e celebrou a vitória com um registo de 15m45s. Natalie Revelo, de resto, superou a colega Antonie Cermanová (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team), segunda classificada, em 23 segundos, e Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SC Farense), terceira, em 24. A ordem, bem como a diferença temporal, repetem-se na classificação geral.