Já não há bicicletas

Estão esgotadas as 200 bicicletas do projeto “Almeirim.on.bike para 2024, mas o presidente da Câmara garante que a iniciativa se vai repetir no último ano de mandato do autarca.

O “Almeirim.on.bike” é um programa municipal com mais de uma década e que tem apoiado na compra de 200 bicicletas/ano. A Câmara apoia em 50% a compra de bicicletas até um valor máximo estabelecido por cada uma de 380 euros. Ou seja o apoio é até 190 euros. Este apoio tanto dá para adultos como crianças. Para casos de bicicletas adaptadas para pessoas com dificuldades de mobilidade há apoios diferentes.

“O objetivo é a ajuda à compra de bicicletas de uso corrente e não de veículos mais caros que depois não sirvam para uma mobilidade do dia a dia”, sublinha Pedro Ribeiro nas redes sociais.

“Com esta medida pretende-se não só fomentar soluções de mobilidade ativa, que permitam reduzir a dependência do automóvel em uso individual, promovendo o desenvolvimento de padrões de mobilidade mais sustentável, mas também a melhoria da qualidade do ar, contribuindo para a neutralidade carbónica, para a redução de ruído e do tráfego, melhorando assim a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos, fomentando também atividades de lazer e os momentos ao ar livre. Sendo este um concelho onde a bicicleta teve um papel fundamental na deslocação das pessoas, pretende o Município revitalizar o seu uso, fomentando a utilização da bicicleta, para as diversas faixas etárias, quer como forma de desporto e lazer, quer como meio de deslocação/transporte no concelho de Almeirim, incentivando os jovens estudantes do concelho a utilizar a mesma nas deslocações de e para a escola”, justifica o autarca.