O primeiro dia de outubro marca o início do novo ano hidrológico. A data é assinalada em Portugal desde 1983 como o Dia Nacional da Água.
Esta é mais uma oportunidade para refletir sobre o valor da água e reforçar a urgência do uso consciente e responsável da água, um recurso cada vez mais escasso e valioso para o consumo humano.
Nas escolas dos sete municípios que integram a AR- Águas do Ribatejo EIM: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas a água está nos sumários. Multiplicam-se as atividades letivas e de lazer à volta da água sensibilizando crianças e jovens para os desafios de reduzir a pegada hídrica e proteger uma das jóias do planeta.
A Águas do Ribatejo cuida da água que abastece 140 mil pessoas, desde a captação até à torneira do consumidor. A AR assegura ainda o tratamento da água residual após utilização, devolvendo a água tratada aos rios para dar vida ao Ciclo Urbano da Água. Cerca de 86% da água que distribuiu nos sete municípios é proveniente de captações subterrâneas, sendo apenas 14% adquirida à EPAL, para abastecer uma parte do concelho de Torres Novas.
Para garantir um abastecimento seguro e de qualidade, muitas dezenas de profissionais dão o seu melhor todos os dias 24/24 nos sete concelhos e num território de 3240m2. No primeiro semestre de 2024 a AR produziu e distribuiu mais de 6 milhões de m3 de água com excelente qualidade.
Durante o primeiro semestre de 2024, e no âmbito da monitorização das águas de consumo humano, foram recolhidas 1 568 amostras de água (a maioria na torneira dos consumidores) que foram submetidas a 17600 análises. Todas estas análises foram alvo de determinação por laboratório acreditado, sendo que mais de 99,8 % apresentam-se conforme os valores paramétricos recomendados. Os parâmetros tipicamente em incumprimento na água natural captada são o arsénio, o ferro e o manganês, estando associados às características geológicas do aquífero.
A AR tem realizado investimentos significativos nas Estações de Tratamento de Água e tem implementado um plano de limpeza e higienização de reservatórios e condutas de modo a minimizar os riscos de incumprimento e a garantir segurança e qualidade no abastecimento. Neste Dia Nacional da Água reforçamos o compromisso de continuar a tratar bem a água e de reforçar a sensibilização para práticas de sustentabilidade deste recurso.
“As nossas equipas e os parceiros externos estão empenhados neste desafio e contamos com a colaboração dos municípios, freguesias, instituições e da sociedade civil nesta luta. É importante reforçar a ideia de que a água é de todos, e todos somos responsáveis pela sua boa gestão”, refere o presidente do Conselho de Administração da AR, Francisco Oliveira.
Todos devemos estar atentos aos princípios de que a água doce é um recurso finito, vulnerável e cada vez mais escasso no planeta e de que temos o dever de a preservar e de contribuir para a sustentabilidade dos sistemas.