A 52-Fresh desistiu da construção da fábrica de cenouras bebé em Almeirim, devido aos vários constrangimentos relacionados com a captação de água. A empresa estava à espera de uma decisão da parte da Agência Portuguesa do Ambiente, que não se concretizou e decidiu mudar-se para o concelho de Santarém, mais concretamente para a zona de Pernes.
Peter Knight, da 52-Fresh, refere que a empresa ficou “mais de um ano à espera de um decisão de APA sobre captações de água em Almeirim”, e que isso motivou a mudança “para norte do Tejo”. Os entraves que impediam a implementação da empresa em Almeirim, foram entretanto desbloqueados na nova localização e a empresa já pediu a aprovação prévia favorável para o licenciamento das captações de água para a zona de Pernes.
Em Almeirim, o projeto previa que depois de captada a água para a lavagem das cenouras, a mesma iria ser fornecida, de forma gratuita, aos agricultores da zona, pelas Quintas da Alorna e Casal Branco, para irrigação das culturas agrícolas, representando uma enorme poupança energética.
Segundo a empresa, a produção e exportação de cenouras bebés iria criar 183 postos de trabalho, onde 42 equivaleriam a postos de trabalho qualificados. O objetivo do projeto, era num ano atingir um volume de negócios de 35 milhões de euros com as exportações de cenouras bebé para a Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Suécia.
A fábrica, que é a única fábrica na Europa e a terceira a nível mundial, deveria estar concluída até ao dia 31 de dezembro de 2020.