Adeus Baby!

Corria o “longinco ano de 2017”, em plena campanha eleitoral, foi divulgado com grande orgulho que, uma agro-indústria queria se instalar em Almeirim. Foi afirmado que era sigiloso, nada mais poderia ser divulgado, mas que o investimento estava em andamento. Nesta mesma campanha, e no debate final realizado no antigo “Parque das Laranjeiras”, foi afirmado pelo então candidato Pedro Ribeiro, que caso a informação que ele poderia divulgar e se os contactos que já existiam, não se fossem verdade, “…no dia em que isso for, eu vou-me embora da câmara!”. Hum!!!! 

O tempo voa, não pára e faz esquecer muita coisa, mas também permite contornar situações diversas. Ora, se esta empresa esteve, pelo menos desde 2017 a, pelos vistos “tentar” se instalar em Almeirim, e não teve sucesso, de quem será a culpa? Heis que, afinal a culpa de toda esta demora não é do executivo, mas sim da actual restrição para realização de novas captações de recursos hídricos, na margem sul do Tejo! Tal como cerca de 20 anos, em que muitos dos actuais membros já faziam parte ou tinham ligações ao executivo de então, perdeu-se também para Santarém uma fábrica, e pelos vistos a situação repete-se!

Estes 2 casos, são conhecidos, divulgados e falados porque são grandes empresas, mas não consigo imaginar a quantidade de empresas ou negócios que possam ter tentado igualmente investir em Almeirim, e que igualmente não conseguiram, com certeza por culpa alheia ao executivo! 

Na campanha de 2005, o nosso candidato Brito Lopes, afirmou diversas vezes que uma das acções dele seria ir procurar investimentos para Concelho, não iria ficar no gabinete/concelho, à espera que aparecessem. Na época, as ligações rodoviárias ainda eram outras, mas a ambição e vontade de, fazer mais e melhor, era perceptível nas diversas conversas que tive com ele, durante a campanha, assim como ele afirmava no contacto que ia tendo com a população!

João Vinagre – CDS Almeirim