Está de volta a campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. A 12ª edição desta iniciativa arranca esta segunda-feira, dia 9 de dezembro e decorre até 20 de dezembro, em cerca de 500 farmácias aderentes em todo o país.
Todos os cidadãos são convidados a doar o troco das suas compras numa farmácia aderente a esta Campanha ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. 100% dos donativos angariados irão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova IMS, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.
Para apoiar esta causa basta deslocar-se a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).
“1 em cada 10 portugueses não consegue adquirir os medicamentos de que necessita por se encontrar numa situação de vulnerabilidade económica. De 9 a 20 de dezembro participe na Campanha “Dê troco a Quem Precisa” numa farmácia aderente do distrito de Santarém. Ajude-nos a fazer a diferença na vida de quem mais precisa!”, explica Jónatas Mangas, farmacêutico da Farmácia Caxarias.
Só no distrito de Santarém, existe uma rede de 87 farmácias abem: à qual mais de 2367 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 218.864 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.
Em Almeirim pode se doado o troco: nas farmácias Barreto do Carmo, Correia de Oliveira, Fazendas, Mendonça – Campus Saúde e Mendonça – Praça da República.
O Programa abem: já apoiou mais de 39 000 beneficiários e já dispensou quase três milhões de caixas de medicamentos.
Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por Entidades Parceiras Locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país.
O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.