A 29ª edição do Mês da Enguia de Salvaterra de Magos foi apresentada oficialmente na terça-feira, dia 18 de fevereiro, no Cais da Vala. O certame conta com 20 espaços de restauração aderentes, que entre 1 e 31 de março, vão ter em destaque a “Rainha do Tejo”.
A edição de 2025 marca um festival gastronómico que se tem consolidado ao longo dos últimos anos, sendo uma referência turística que atrai milhares de pessoas de vários pontos do país ao concelho salvaterrense.
Hélder Esménio, presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, enalteceu o “excelente trabalho realizado pelos restaurantes, pois na prática são eles que têm conseguido manter, pela qualidade do serviço que prestam a quem nos visita, a importância e relevância do Mês da Enguia no nosso concelho”.
O programa da 29ª edição é enriquecido com diferentes atividades dinamizadas pelo movimento associativo do concelho. Hélder Manuel Esménio destacou a sua participação, “com mais de seis dezenas de iniciativas, que se juntam à nossa programação, em 31 dias de evento”.
Entre elas estão bailes e festas de Carnaval, passeios de motas e de bicicletas, dança, exposições, festival das sopas, fim de semana do petisco, noite do torricado, jantares comemorativos do Dia da Mulher, oficina de arte, teatro musical, torneios, Campeonatos Nacionais de artes marciais, Concurso Nacional de Pesca, caminhadas e os “12 km de Salvaterra”.
Uma das apostas tem sido a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, que regressa em cinco fins de semana do mês de março, no Pavilhão do Inatel, em Salvaterra de Magos. “Uma importante mostra de artesanato e de produtos tradicionais de todo o país e um espaço de encontro, convívio, promoção e divulgação da cultura, das nossas gentes, artistas e do movimento associativo”, referiu o Presidente da Câmara Municipal.
Também presente na sessão de apresentação do certame, Pedro Beato, vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo (ERTAR), parceira do Mês da Enguia, frisou que “este é um evento que marca, pela sua qualidade, pela sua abrangência e pelo seu alcance”, acrescentando “ter 20 restaurantes nesta 29ª edição diz bem dessa força de valor, da importância e da excelente oportunidade que têm para promover a enguia, as tradições e o espólio de um concelho que tem feito a valorização do património e da cultura, mas também ações de salvaguarda dos seus bens identitários”.
Os visitantes podem ao longo de todo o mês de março degustar a enguia das mais variadas forma, desde as formas mais tradicionais como o ensopado, a caldeirada ou a enguia frita ou grelhada, sendo também possível provar inovações como o torricado de enguia ou em cataplana.
O certame promove ainda os vinhos do concelho, os espaços culturais, o património histórico e o turismo, com destaque para os passeios no rio Tejo.








