Comemora-se, hoje, 15 de março, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e a DECO centra-se nas dificuldades enfrentadas pelos portugueses, reivindicando propostas, possíveis e eficazes, de soluções para sobreviver a
crise.
Famílias insatisfeitas com o aumento exponencial dos preços dos alimentos e a redução do tamanho das embalagens (reduflação); uma mãe, e 2 filhos menores, que não consegue pagar a renda após o aumento de 150€ mensais; um consumidor que recebeu uma fatura de acerto de contas de 526 €; uma consumidora que aceitou a refidelização de 24 meses do seu pacote de TV e internet para evitar o aumento de preços, mas que, afinal, paga mais 3,50€ mês; um agregado que cresceu e que reclama a tarifa da água de um escalão mais barato; um passageiro dos transportes públicos coletivos que reivindica o reembolso do passe social pelos dias que não conseguiu usufruir desses serviços, são alguns dos casos paradigmáticos da crise, relatados à nossa Associação, que os cidadãos enfrentam diariamente no nosso País.
São estes casos vividos que motivam a ação reivindicativa da DECO e impulsionaram a redação do ROTEIRO PARA SOBREVIVER À CRISE (consulte em www.deco.pt).
Com este roteiro, a DECO pretende incentivar o debate público sobre as difíceis condições de vida dos consumidores e assegurar a tomada de decisões que possam promover o bem-estar social e económico dos cidadãos.
QUE SOLUÇÕES REIVINDICA A DECO
Alimentação
• Constituição de um Observatório dos Preços que fiscalize a evolução dos preços dos bens, bem
como das práticas comerciais.
• Criação de legislação que reforce a transparência e a obrigação de informação ao consumidor
em produtos alvo de reduflação.
• Reforço da oferta de produtos de marca própria e nacionais com especial enfoque num cabaz
de bens essenciais.
Habitação
• Incentivos fiscais, financeiros e sociais que garantam um verdadeiro equilíbrio e oferta no
mercado.
• Criação de programas inclusivos e adaptados às necessidades de todos os consumidores que
incluam o arrendamento e a aquisição de habitação própria e permanente.
• Medidas simples e pouco burocráticas de apoio ao desempenho energético habitacional para
todos os consumidores.
Energia
• Redução de IVA para 6% em todas as componentes da fatura de eletricidade e gás natural.
• Reavaliação dos critérios da tarifa social tendo em consideração o atual contexto da inflação e
alargamento dos beneficiários relativamente ao gás natural.
• Simplificação e apoio para a mudança de comercializador.
Comunicações Eletrónicas
• Disponibilização, por parte de todos os operadores, de um Pacote Economico de Serviços que
inclua telefone (fixo e móvel), internet e TV (número reduzido de canais, mas de oferta variada),
a preços reduzidos e sem contrapartidas.
• Interdição, através de medidas excecionais e temporárias de aumentos anuais dos serviços de
comunicações superiores à média ponderada da taxa de inflação dos últimos 10 anos, podendo
ser renovadas.
• Proibição do aumento dos preços e taxas aplicáveis a serviços postais durante 2023.
Água e Resíduos
• Aplicação obrigatória da Tarifa Social por todas as entidades gestoras e em todas as vertentes:
abastecimento, saneamento e resíduos.
• Aprovação do Regulamento da Qualidade do serviço.
• Tarifas de Resíduos que premeiem quem separe para reciclar.
Mobilidade
• Direito ao reembolso por parte de titulares de passes em caso de greve.
• Criação de tarifa social para os transportes públicos coletivos.
• Aplicação de Isenção de IVA no transporte ferroviário incluindo o suplemento de bagagem pelo
transporte de bicicletas e trotinetes.