David Pedrosa nasceu a 18 de abril de 1970, em Almeirim e é colecionador de miniaturas de varias escalas há 30 anos. A sua primeira miniatura foi um Porsche 911 Carrera de 1964.
Desde então, criou uma vasta coleção, entre clássicos, bombeiros, autocarros, ambulâncias, desportivos e camiões, de várias escalas, o que perfaz a quantidade que deve rondar as três mil miniaturas.
“Tenho 52 anos, começou há 25 anos, por aí. Sempre gostei de carros clássicos. Mas a paixão começou logo desde pequeno por carros bem antigos. Na altura, o bichinho ficou e foi indo”, conta ao nosso jornal.
David desvenda que “eu tenho uma miniatura que foi uma que o meu pai me deu, tinha eu 4 anos. Mas essa é mais moderna. Ele esteve imigrado na Alemanha, comprou, e ainda o tenho ali comigo.”
O empresário mostra orgulhosamente a exposição à nossa reportagem e tem também mostrado em exposições a sua vasta coleção: “Fiz uma exposição aqui nos Bombeiros, em Almeirim, quando fizeram 50 anos. Fiz também na Biblioteca, em Alpiarça e aqui na Câmara, embora na Câmara tenha sido eu a tomar a iniciativa”.
David revela que compra “alguns pela internet, outros dizem que têm algum para vender, até mesmo nas exposições. Nos expositores vendem ou trocam por outros novos.”
Nas declarações ao nosso jornal, confessa ainda que tem agora “uns dois ou três repetidos”.
Pela raridade dos objetos, a exposição tem muito valor,sentimental e mesmo monetário pois cada carro está avaliado em 20€.
David tem duas filhas que gostam da coleção do pai e do gosto que o pai tem por esta área: “Gostam de ir às exposições e passeios comigo.”
Tudo arrumado em pratelerias, David tem tudo etiquetado e cuida dos carros com “uma limpeza uma vez por ano, com jeitinho, por causa das peças sensíveis, espelhos e outros e sempre fechados por causa do pó.”