É um facto transversal em todo o país que, quando há uma inauguração, a data seja assinalada das mais diferentes formas, o que inclui também as requalificações. A mais recente, da escola EB 2/3 de Fazendas de Almeirim, contou com a presença do Ministro da Educação, e, como é habitual nesses dias onde são recebidas altas instâncias governamentais, há um esforço maior em mostrar que tudo está bem e funciona na perfeição.
Ocupam-se salas que estão vazias e onde não há atividade durante o ano letivo, criam-se momentos de animação, entre outras atividades,onde deveriam estar todos os alunos presentes, havendo outros que tiveram uma ocupação adicional nesse dia para nao aparecerem na cerimónia, antecipam-se até eventos para que tudo pareça perfeito nesse dia.
Convidarem-se pessoas que estão direta ou indiretamente ligadas às instituições em causa pelo trabalho que fizeram, dedicação e iniciativa também mereciam ter esse reconhecimento e estarem presentes, facto que este executivo já nos habituou em outras ocasiões de cerimónia, nomeadamente, o memorial aos Combatentes em Benfica do Ribatejo onde faltou o convite a muitos deles que, pelas opções políticas ou opiniões, não tiveram direito a estarem presentes, ou também os familiares de quem esteve no Ultramar.
Deixamos então a sugestão, Sr. Ministro da Saúde, visite o Centro de Saúde da cidade e unidades da região, restantes representantes governamentais, sigam o exemplo, venham ao concelho e vejam a realidade de uma cidade e o seu dia a dia. E assim teremos ainda mais requalificações. E respetivas inaugurações!
Carlos Oliveira – PSD Almeirim