As instalações do Aeródromo Municipal Cosme Pedrógão, em Santarém, recebe um simulacro de emergência à escala total, no próximo dia 28 de outubro, no âmbito do Plano de Emergência deste Aeródromo Municipal, que vai envolver várias entidades, no apoio a um cenário simulado de acidente aéreo.
Este exercício de simulacro de emergência à escala total, vai decorrer na área operacional do aeródromo e terá como objetivo testar os meios de socorro, numa situação de emergência, envolvendo duas aeronaves.
Este tipo de exercício é obrigatório para a manutenção do Certificado de Aeródromo, com periodicidade mínima de dois anos, sob supervisão da Autoridade Nacional da Aviação Civil – ANAC.
O simulacro tem como objetivo avaliar a eficácia dos meios internos e externos na resposta à emergência, visando o salvamento de vidas.
Para além dos serviços internos do aeródromo, estão envolvidas forças de segurança, serviços de emergência e diversas entidades externas da Proteção Civil, incluindo corpos de bombeiros, serviços de saúde pública e autoridades civis e militares, de modo a garantir uma resolução célere e eficaz face à dimensão do incidente simulado.
Foto ilustrativa