A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) procedeu, no passado dia 5 de março, à abertura de procedimento para Concurso Público Internacional para Exploração do Serviço Público de Transporte de Passageiros da região.
O concurso abrange todos os serviços de transporte rodoviário tutelados pela CIMLT de âmbito municipal, intermunicipal e inter-regional. Não estão incluídos os serviços urbanos de Almeirim, Cartaxo e Golegã, que continuam a ser tutelados pelos respetivos municípios.
O contrato, no valor de cerca de 80 milhões de euros, terá uma duração de 5 anos e envolve o fornecimento anual de, aproximadamente, 5,5 milhões de quilómetros em regime misto de concessão e prestação de serviços.
Esta é a primeira vez que a CIMLT, enquanto autoridade de transportes, lança um concurso desta natureza, pelo que a rede colocada a concurso é muito semelhante à que atualmente se encontra em operação, adicionando-se as ligações necessárias para que se cumpram os níveis mínimos de serviço previstos na legislação em vigor.
O prazo para a apresentação das propostas é de 60 dias.