O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou o aviso para vermelho no concelho de Almeirim, devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima. O concelho de Almeirim vai atingir a marca dos 44º Celsius de temperatura máxima esta segunda-feira, 7 de agosto.
O aviso vermelho, o mais grave na escala, está ativo desde as 04h30 e pelo menos até às 23h00 de hoje, de acordo com o IPMA. Depois baixa a laranja até às 23h00 de terça-feira, dia 8 de agosto, e baixa novamente a amarelo até as 13h00 de quarta-feira, dia 9 de agosto.
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, o Governo está a ponderar declarar situação de alerta devido ao elevado perigo de incêndios rurais, de acordo com Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil.
Segundo o IPMA, desde sábado que se assiste a uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima, “salientando-se alguns locais das regiões centro e sul, com valores observados superiores a 40°C [graus Celsius]”.
A partir de terça-feira, o IPMA prevê uma rotação do vento para o quadrante sul, e, por conseguinte, uma descida gradual dos valores de temperatura, que deverá ocorrer, inicialmente, na região sul, estendendo-se ao restante território na quarta e quinta-feira.
Para hoje, o IPMA prevê uma pequena subida da temperatura no Norte e Centro, e a continuação de tempo quente com céu limpo. O vento vai soprar mais intenso nas terras altas.
Quanto a temperaturas, a mínima vai fixar-se nos 23º Celsius e as máximas nos 44ºC esta segunda-feira.
A Autoridade Nacional de Emergência a Proteção Civil (ANEPC) reforçou o aviso à população para o agravamento do risco de incêndios rurais nos próximos dias, face à previsão do aumento das temperaturas e à fraca humidade.
A ANEPC recorda que a lei proíbe as queimadas extensivas sem autorização prévia, bem como que nos dias de risco de incêndio ‘Muito Elevado’ e ‘Maximo’ é também proibida a queima de amontoados e utilizar o fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
É igualmente proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, assim como usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil “recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período”.
Devido ao aumento das temperaturas, a ANEPC reforça a importância de a população aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litros/dia (o equivalente a oito copos), aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada duas horas, usar chapéu e roupas claras, largas e frescas, optar por refeições leves e frescas e refrescar-se com água ao longo do dia.